quinta-feira, 22 de março de 2012

Mandalay

Cada dia q passa acho mais q Myanmar eh de longe o pais mais religioso q ja visitei na minha vida. Mandalay eh uma prova disso na minha opiniao.
Mandalay foi capital do pais, por pouco tempo, no seculo 19. E tb eh cercada por cidades historicas. A cidade eh gde e meio feia, como tds por aq... Td eh empoeirao, sujo e velho. Nao tem mto o q se fazer por aq andando nas ruas.

O melhor jeito de andar aq eh fechar um dia com Trishaw, uma bicicleta q puxa dois acentos, ou com pick ups e taxis. Alem claro de alugar bicicleta ou moto. O q eu nem pensei em fazer. Por aq esta fazendo 39 graus... Eh tao quente q exercicio fisico eh beeem dificil de ser feito. Ainda mais q o ar eh seco e poeirento/poluido.

De qualquer forma no primeiro dia por aq nao fizemos nada... Pegamos um onibus noturno de Bago para Mandalay, e vou dizer q so nao foi pior q o assento duro do trem da China... Os caras aq colocam a gente estrangeiro na primeira fileira, aquela q vc nao tem espaco para as pernas. Eu tenho problema no meu joelho e nao sou baixinha. O problema ja comeca no super desconforto. As cadeiras aq nao reclinam quase nada, nem no onibus noturno. Alem disso, ja haviam me falado q fazia frio nesses onibus com ar condicionado. Mas serio... Nao achei q fosse congelante!! Maior frio!!!!!!!! Sorte q eu levei meu saco de dormir comigo! Mesmo assim o resultado da noite para mim e Siri foi uma hora de cochilo e olhe la.

Chegamos as 5:30 da manha em Mandalay e pegamos um taxi compartilhado (eh uma pick-up, vc vai atras), por 2500K cada e ele nos levou ate o ET Hotel. Os quartos aq sao dos mais baratos na cidade, estamos pagando 13US pelo quarto duplo com banheiro compartilhado e cafe da manha gostozinho incluso. Ah tb ouvi falar q o Hotel Nylon, aq perto tb eh bom e tem mesma faixa de preco.

Com td a podreira do sono e do corpo dolorido, dormimos a manha td e inicio da tarde e so saimos pra dar uma volta nos arredores...

No segundo dia fechamos com um cara q tem um Trishaw de levar a gente pra um tipo de City Tour. O cara fica td dia aq na frente do Hotel, o nome dele eh Starschy, gente fina. Pagamos 5000K cada e ele levou a gente pra conhecer os principais pontos.

Por aq existe um Palacio, na verdade o q restou dele, com a  tumba do rei, um museu e uma torre. O Palacio eh cercado por um fosso e eh bem bonito. A entrada custa 10US q vai para o governo.

Depois vc pode visitar os mtos templos q tem por aq... Serio aq eh a cidade dos templos e das Stupas! Eh td o q tem por aq... Vimos Stupas e Budas ate dizer chega! Um dos templos tem o q eles chamam de maior livro do mundo! Q eh na verdade placas de marmore com inscricoes. Tb tem Budas bem legais, um eh enorme e feito todo de marmore, lindissimo! Outro fica no caminho do topo da Mandalay Hill, que eh uma colina aq no meio da cidade. Pra chega la no topo vai quase uma hora de escadas... Affeee...  calor, calor, calor. Mta gente vai la pra ver o por do sol. Da pra ter uma vista legal da cidade. Tds esses templos vc nao tem q pagar se entrar pelo lado certo. O nosso motorista deu td as instrucoes de gambiarra pra gente e nem a taxa de camera pagamos. Pois eh, aq em Myanmar eles cobram uma taxa pra vc usar camera em alguns lugares. Nunca paguei ate agora. To so na maladragem de diblar o pessoal dos tickets! Hehehehe

No fim foi um bom dia e cansativo, foi voltar pro Hotel, comer e relaxar... Ah! Informacao boa do ET Hotel: eles tem wi-fi na recepcao!!!!!!! Uau!!!!! Isso eh um milagre por aq!!!

De noite o nosso motorista levou a gente pra ver um show de danca com musica ao vivo que chama Mintha Theatrer. Qdo chegamos so tinha a gente!!! Hahahaha Depois chegaram mais duas pessoas... O q acho uma pena, pq o show eh otimo!!! Recomendo! Custa 7000K, o show dura uma hora e tem apresentacoes de danca tipica com trajes tipicos, comedia e ate uma mina q faz embaixadinhas e mil coisas enquanto ta com a bola no pe! Serio! Eh impressionante! O pessoal do teatro tb eh um amor! Ate uma agua vc ganha!!! O Teatro  eh pequenino e simples. Mas adorei!!!! Eh bem bacana ver algo tipico do pais e tb ajudar e financiar esse tipo de cultura! O show eh diario e comeca td dia as 8:30 da noite.

Depois desse longo dia... So cama... E se preparar pro outro dia, no qual fechamos com o taxista, o cara da pickup q trouxe a gente pro Hotel de ir em 3 cidade antigas q tem aq ao redor.

Acordamos cedinho e saimos. Visitamos um templo aq na cidade mesmo, com um Buda gde onde so os homens podiam chegar perto e colar folhas de hora. Eram 8 hrs qdo estavamos la. O templo tava lotado de pessoas orando. Foi legal ver como td mundo vai no templo antes de comecar o dia.

De la fomos para Amarapura, onde existe a maior ponte sustentada por troncos do mundo (acho! To chutando!). A ponte eh enorme e bem bacana. Eh um cartao postal aq de Myanmar. Amarapura tb ja foi capital do Pais. Depois seguimos pra Inwa, onde se vc nao tem o ticket de 10US nao vale mto a pena... O Ticket eh o mesmo q vc usa no Palacio em Mandalay. Inwa eh bem caro viu. Pq alem do ticket vc atravessa pra la de barco, pagando 1000K e tem q pegar uma charrete pra andar ao redor. Se vc tiver bastante disposicao pra andar no sol e 40 graus, em algumas horas da pra fazer a pe. A charrete custa 5000K mas choramos e pagamos 3500K. Ai vc vai chacoalhando sem parar o tempo td por antigos monasterios, stupas e o q restou de um palacio ( q eh so a torre). O lugar nao tem nada! Pra onde vc olha eh stupa e plantacao de arroz. Ou bananeiras.

De la seguimos para Sagaing q na minha opiniao foi sensacional! Hahahaha a cidade eh casa de mais de 500 stupas! Ai vc vai pra colina e sobe por uns 20 min mtas escadas. Qdo vc chega no topo vc ve tds as mil Stupas! Eh um mar de templo pra td lado!!!! Eh surreal! Ficamos chocadas. Ate parece q entrei no Armario e sai em Narnia por alguns momentos.

Foi ali e no caminho de volta, vendo mais mil stupas q chegamos a conclusao q esse deve ser o Pais mais religioso do mundo! E tb decidimos q estamos cansadas de templos! Afffeee! Quero acho q so ver os templos de Bagan eh to feita!

O dia todo com a pickup custa 25000K e foi bem bacana! Vimos mta coisa!

E por Mandalay eh so... Tem alguns mercados por aq, mercado de folhas de ouro, mercado de jade, mercado mercado. Tem tb um show de comedia dos Mustache Brothers, q decidimos nao ir. Dinheiro nao da. Mas parece ser bem legal!

De td Mandalay eh uma cidade q vale a pena ser visitada. So nao espere uma gde cidade, mas sim lugares interessantes e principalmente pessoas interessantes. Converse com os motoristas, eles tem bom ingles, explicam das eleicoes, alias td mundo torcendo pela Nobel da Paz aq, sobre os templos, constumes. Fale com os monges, as pessoas, as criancas. Se fascine com a simplicidade deles, oo sorriso sincero, o brilho no olhar de apenas te ver! Como sempre distribuindo mtos Hellos, sorrisos, fotos, acenos... Dias de celebridade em Myanmar......