sábado, 17 de março de 2012

Yangon - Primeiras Impressoes de Myanmar

Depois de 2 meses na Tailandia, um pais super desenvolvido e turisco, vir para Myanmar eh um pco diferente...

Estou em Yangon, a principal e maior cidade do pais. Onde se encontra o aeroporto internacional, por onde cheguei.

Nao sei ao certo de da para chegar aq por Terra atravez da Tailandia. Algumas fronteiras sao abertas mas apenas para o Visa Run e todas as informacoes sao contraditorias... Talvez pq a situacao esteja sempre mudando.

Assim para evitar dor de cabeca eu e Siri resolvemos vir por aviao mesmo. Eh um voo super rapido de Bangok ate Yangon, acho q 1:30. O aeroporto eh super modeno, bonito e ate gde! Nao esperava nada disso. A passagem na imigracao tb foi rapida e tranquila. E aproveitei para ajustar os relogios. Aq eh 30 min mais cedo q BKK.

Pois eh... 30 min... Nao entendi tb. Mas ja to no horario local! Hahaha

Do aeroporto para a cidade vc pode andar e achar um onibus local ou pegar um taxi por 10 US. Decidimos ir de taxi e encontramos mais 2 para dividir as despesas.

De la saimos rumo ao centro da cidade, onde os Hoteis baratos estao localizados. E vou te falar uma coisa... o Centro nao eh bonito, ainda mais a noite.... Ficamos ate em duvida se havia mesmo uma Guesthouse onde o motorista levou a gente... No fim era mesmo uma Guesthouse mas tava lotada. Alias recomendacao: Faca reserva! Pegue o Lonely Planet e ligue para as Guesthouses... Tem q ligar, q por aq internet eh luxo.

E sugiro seguir o Lonely Planet, pq pelo q entendi eles recomendam apenas Guesthouses nao pertencentes ao Governo. Q por aq o gde problema eh patrocinar o Governo Militar e nao a populacao.

No fim apos anda por uma hora mais ou menos achamos um quarto na Mahabandoola Guest House, que fica num predio super velho, subindo dois lances de escadas. Td q o Lonely Planet diz sobre o lugar: Eh barato. O Fim.

E tenho q concordar... Na verdade os donos sao uns amores, qdo me mostraram o quarto estavam tds orgulhosos q haviam colocado um ar condicionado no quarto naquele dia! Super fofos! O quarto tem 2 cama e custa 10US, com banheiro compartilhado. Os banheiros poderiam ser mais limpos na minha opiniao... E tb as paredes mais grossas... Vc escuta td o q as pessoas falam, alguem anda e parece um elefante, escuta td da rua... Aq do lado tem um templo Budista, um dos principais da cidade, Sule Paya, e de manha os cantigos parecem q tao acontecendo dentro do quarto! Mas pelo preco acho q ta valendo... Eles tem um dormitorio tb... Q deve ser mais barato e terrivel, nem perguntei. Ah e pelo q ja vi daqui nao acho q vamos encontrar coisa mto melhor por esse preco...

Myanmar nao eh um Pais tao barato qdo aparenta. Td aq eh meio caro. A cotacao do dolar aq ehj 813 Kyat para 1 dolas. E td eh no minimo 1000 Kyat, entao....

Por aq nao tem ATM e ninguem aceita cartao de credito. Ou seja, antes de sair de Bangkok tivemos q ir no banco e pegar td o dinheiro em dolar e em notas novas. Nao adianta trazer suas notas velhas e amassadas aq. Ninguem aceita. Outra coisa: as taxas de cambio para notas menores de 100 sao piores. Entao recomendo trazer varios 100. Mas tb algumas notas pequenas, pq os Hoteis, parques, museus vc consegue pagar com dolar. Para fazer o cambio por aq em Yangon vc pode optar pelo pessoal na rua, q tem taxas pco melhores q nas casas de cambio, mas nao sei nao... Nao confio nesses caras, eles sao mestrem em te enganar... Entao recomendo o Central Hotel, onde eles trocam mais de 200 US de uma vez, diferente de bancos e casas de cambio. Nao esqueca de levar o passaporte!

A cidade aq de Yangon eh um caos e uma gde mistura de td!!!! Vc ve pessoas com feicoes orientais, ocidentais, indianas. Vc tem templos Budistas e Hindus, Mesquitas e Igrejas para tds os lados. Pelas ruas vc vai encontrar td o tipo de gente vendendo o q vc quiser e principalmente comida boa! Aiiii!!! Tem umas panquecas delicias, noodles frios q eles misturam com as maos, frutas, yogurtes e coisas q eu nem sei o nome. Recomendo experimentar td!!!! Td eh bom por aq! Acho q eh a mistura de tds as culturas!

Eh o primeiro pais aq da Asia q vejo essa diversidade de culturas! To adorando. Eh tb um pais bastante pobre, bem mais pobre q os outros q estive. Eh sujo. Td aq eh velho. Carros velhos, predios velhos...

Na cidade inteira vc tem 6 predios altos, q ficam tds na mesma regiao do centro. Em um deles, o Sakura Tower, tem um restaurante no topo onde vc pode tomar um suco e apreciar a vista de td a cidade.

No primeiro dia por aq eu e a Siri fomos trocar o dinheiro e depois partimos de trem (1US ate a estacao Parami), lerdo e bem interessante o passeio, para o Gems Museum, o Museu das Pedras preciosas daqui, 5 US de entrada. Me surpreendi. Nao sabia q Myanmar era um pais tao rico em gemas. Diamantes, Safiras, Rubis.... Aquilo ali me fez pensar um pco sobre td a situacao politica daqui... Alem de eles tb serem o pais da Asia com maior reserva de Oleo e Gas... Hummmmmmmmmmmm................

Segundo dia resolvemos seguir o Walking Tour do Lonely Planet, q para qm nao sabe nada mais eh q um tour andando... hahahahaha Andamos por tds os principais predios do governo aq no centro, fomos no mercado Bogyoke Aung San Market, gigantesco e no qual tem um Galeria de Arte mto boa, fica logo no primeiro andar e no predio da frente. Recomendo. De la fomos ao Sakura Tower. No fim da tarde fomos ao ponto principal da cidade: Shwedagon Paya.

Paya, leia-se Pia, eh como eles chamam os Pagodas e/ou Stupas por aq. Eh um templo sagrado q contem reliquias de Buda, no caso daqui dizem q alguns cabelos de Buda estao por la. A Paya tem 2500 anos!!! E fica no alto de um monte, no centro da cidade, da onde vc ta vc ve a Paya. Eh linda, alta e dourada! O local eh cheio de peregrinos, pessoas orando, fazendo oferendas, meditando. Cheio de turistas tb... hehehe A entrada eh 5 US, parece q tem taxa de camera fotografica pra pagar, mas nao paguei e nem vi isso...

Do centro da pra ir andando la, ou pegar um taxi... Todas as viagens de taxi por aq custas de 2000 a 3000 K, ao menos entre os principais pontos turisticos.

Ficamos na Paya ate anoitecer... Pq eh lindo a noite tb! Entao recomendo ir pra la umas 5 hrs... O sol agora anda se pondo por volta as 6/6:30.

Nosso ultimo dia aq foi de visitar os lagos. Yangon tem 2 lagos naturais, o Inya e o Kandawgyi, sendo o primeiro o maior e onde se localiza a casa da Aung San Suu Kyi. Ela eh ganhadora do Premio Nobel da Paz, sempre lutou pela libertacao de Myanmar, e ficou em prisao domiciliar ate recentemente. Ela eh filha de um tb heroi Nacional. Por aq existem camisetas e posters deles para td lado. Ela concorre a Presidencia esse ano. Pois eh.... Gdes revolucoes ocorrendo por aq. To feliz em ta presenciando td isso!! A primeira parte das eleicoes vao ser em Abril parece!

Vimos a casa dela so do lado de fora. Parece q pode entrar la, mas ninguem abriu o portao pra gente. Nao sei se eh verdade... O motorista de taxi q falou. O gde lago nao tem nada... Gde e sem sombra... Nem agua pra beber achamos! Acabamos por tomar um refrigerante no Sedona Hotel, um Hotel super chic e enorme do lado do parque.

Ja o outro lago menor eh mais agradavel, tem um palacio dourado e o Ice Wonderland!!!! Hahahahaha Qdo vimos achamos q era um ringue de patinacao no gelo... Nao!!! Eh um lugar com construcoes de gelo! Torre Eifel, Tuneis... hahaha 10 US pra entrar... Nao fomos... Mas se eu voltar pra Yangon e ainda tiver dinheiro eu vou! Gelo em Myanmar!!!

Mto bizarro... Aq eh td tao contrastante.... As vezes vc acha q ta num pais super podre, outras um super rico... Mas uma coisa eh unanime! O povo daqui eh o mais simpatico!!!!!

Td mundo qr conversar, tirar foto, sorri pra vc... Mas tb eh o primeiro pais aq da Asia onde eu encontro caras nojentos na rua falando: linda... e encarando... Aq td mundo encara vc. Nao estao acostumados com turistas. E tirando alguns caras nojentos, q para qm eh de SP nao fazem nenhum diferenca, as pessoas daqui sao as melhores!!!!!

Mtas falam ingles, e mto bom ingles, deve ser heranca da colonizacao Britanica, mesmo as q nao falam sempre acham um jeito de falar com vc.

Os lugares tem menus em ingles, e na rua vc so aponta e eles fazem pra vc. Geralmente eles sabem como dizer o preco em ingles.

Bom depois de td o choque cultural daqui, to pronta pra seguir em frente e ver mais desse pais q parece ser tao diferente.

Espero encontrar internet de vez em quando nos lugares mais turisticos pra manter td mundo atualizado!

Beijocas!

2 comentários:

  1. Venho acompanhando seu blog a alguns meses, sempre leio blogs de RTW e vc é a 1º mulher a ir em Myanmar que eu li.
    Parabéns, vc é corajosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Anonimo, fico feliz q vc segue o blog!!!
      E nao sei se sou assim tao corajosa, tem varias mulheres viajando sozinha e em Myanmar tb...
      Mas fico lisonjeada em ser a primeira q vc encontrou!
      Obrigada!
      :)

      Excluir