quarta-feira, 27 de junho de 2012

Kimberley, diamantes e o The Big Hole

Afffeee nem sei da onde eu parei de escrever...
Acho q eu estava em Howick me preparando para ir pro sul daqui e escrevi sobre Mocambique.

Certeza q de Kimberley nao escrevi.

E tb acho q vai ser um post meio podre. Nao lembro ja mto bem, principalmente precos e coisa e tal. Mas tentarei fazer meu melhor.

Para aqueles q nao sabem pq sumi a explicacao eh simples:

Nao levei meu computador e estava gastando mais do meu tempo me divertindo e aproveitando os ultimos momentos q lembrando de escrever... :D

Mas vamos ao assunto desse post: Kimberley.

Kimberley eh a terra dos diamantes, uma cidade no meio do deserto do Karoo. Nao vou entrar em geologia nem nada, to sem saco mesmo, mas resumindo existem as tais rochas kimberliticas q sao rochas ricas em diamantes e q devem seu nome a cidade.

Kimberley foi bastante importante na historia da Africa do Sul, foi uma febre do diamante e td mundo de mudou pra la para garimpar.

Com o tempo foi td se transformando em uma mineracao a ceu aberto e em seguida subterranea, resultando no maior buraco ja escavado por maos humanas no mundo! O tal do The Big Hole, q traduzindo eh O Grande Buraco.

Eu como geologa e ate mesmo como gde curiosa, alem de adorar td q recebe o tiluto de maior, melhor, mais alto, mais largo, mais extenso do mundo, tive q ir conferir o tal do Buraco.

O q me deu um certo trabalho.

De Howick ate la nao tem Onibus, alias nem sei da onde tem, pq procurei por Durban e td, acho q so tem de Cape Town (Cidade do Cabo). De q q jeito eu peguei o onibus para Bloemfontein, q eh a capital judicial aq da Africa do Sul e umas 2/3 hrs de Kimberley.

A viagem durou o dia td, cheguei la as 23hrs e nao consegui ligar no Hostel para eles me pegarem, tem um Hostel la, q ta no livro Coast to Coast, q aq na Africa do Sul eh a Biblia dos viajantes, mais q o Lonely Planet (q eu alias nao gosto), aproveitando e abrindo esse parenteses vou falar q esse livrinho contem todos os hostels daqui e o melhor! Vc consegue de graca em qualquer Hostel, peguei o meu no primeiro dia e usei ate o ultimo!

Mas voltando....

Lembro q estava um frio de lascar, o Hostel nao atendia e resolvi pegar um taxi e perguntar pra ele onde tinha um lugar barato pra dormir. Ele me levou em uns Hoteis bem baratos mesmo, provavelmente mais q o Hostel! Coisa de 100 a 150 Rand, ou seja, se precisar dormir la procura na net um Hotel barato. Eles sao super ajeitadinhos pelo q vi, mas as 23hrs so os segurancas estavam por la.

Nao sabiam se tinham quarto e bla bla bla, depois da terceira tentativa, exausta de td o dia no onibus, com fome, dor de cabeca, pedi pra ele me deixar no Formula 1. Caro, mesmo preco do Brazil, certeza q eh tabelado em td mundo, mas tive uma otima noite, e eles tao abertos 24hrs ne! Uhuuuu Viva o Formula 1!

Dia seguinte dei uma volta pela cidade q eh bem agradavel, com museus e td, mas resolvi q nao passaria mais uma noite la e de tarde parti para Kimberley.

Para isso peguei um mini taxi local atras do shopping la, lembro q paguei 80Rand, a viagem demorou umas 3 hrs e o cara me deixou na porta do Hostel.

La em Kimberley, segundo o Coast to Coast, so tem um backpackers (Hostel) e se chama Gum Tree Lodge. O problema eh q eh fora da cidade, mas eh um lugar delicia! Area para camping, piscina, restaurante. E eles arranjam taxis e td pra vc.

Depois de me estabelecer, fui pedir um taxi para ir ate a cidade comprar minha passagem para Cape Town (Cidade do Cabo) e ir no cinema... hehehehe Pq afinal nao tinha nada para fazer ali aquela hr. E eu tinha q assistir The Avengers!!!!!! Alias sensacional!! We have Hulk! ahahahaha

Os taxis nao atendiam e a mulher me deu a opicao de chamar a Anita, uma mulher q faz tour e td por ali, ela eh mais cara q os taxis mas estava la em 10 min! No fim adorei a Anita. Uma perua super simpatica e atenciosa, me levou no centro turistico para comprar a passagem, q era a ultima para a noite seguinte! Depois no cinema e me buscou.

Acabei combinando de fazer o Big Hole e um tour pela cidade com ela no dia seguinte, o pessoal do Hostel tem o telefone dela. E ela eh um amor! Ficou comm minha mochila no carro, encheu minha garrafa dagua e ate carregou meu celular na casa dela!

Fui para o Big Hole nao cedinho, mas na hora do almoco, o negocio eh um buraco gigante no meio da cidade! Eh enorme mesmo!!!!! Hj ta preenchido por agua, entao eh ate lindo! Hahahaha

Tem um tour q ta incluido no preco q vc paga, acho q 75 Rand, tem um video bacaninha de apresentacao da cidade, depois o guia te leva para a plataforma de observacao do Big Hole, explica td, como se formam diamantes, a geologia basica do local, como td comecou, e vc tira fotos. Dali vc segue para uma “mina subterranea” q eh so uma representacao, ja q a verdadeira esta debaixo dagua. Mas eh super bacaninha, no estilo Hopi Hari, representacao barata da Disney... hehehehe Mas poxa! Eh o Big Hole! Me surpreendeu. De la vc segue para o Museu, o guia tb explica coisas, e te leva para a sala especial com os verdadeiros diamantes! Affffeeeee q coisa mais linda! Depois disso vc tem seu tempo para o museu, q eh bem interessante.

Mas o mais legal por la, ok, o Buraco eh animal, mas o mais legal e fofo e a parte em q tem a reconstrucao da cidade na epoca da mineracao. Tem ate a casa mais antiga da cidade la. Vc pode entrar em algumas e ver como era o banco, a igreja, as casas, tem tb restaurantes e pubs, onde vc pode comer e beber. Eh um charme... Ah tb tem um passeio de bonde q vai dar a volta na cidadezinha. Coisa fofa!

Depois de la a Anita me levou para conhecer algumas das mais antigas construcoes da cidade, o Hotel mais antigo, lindos edificios, e fui em um Museu q era num antigoo Sanatorio.

A cidade eh super charmosa, o centro q nao eh tao bonito, sujo e caotico, mas as outras partes sao lindas.

Depois disso peguei meu onibus a noite para uma viagem de 14hrs para Cape Town!

Ah! Esperar o onibus la nao eh a coisa mais agradavel do mundo... Onibus na Africa do Sul atrasa sempre. E por aq nao tem estacao e essas coisas, e em Kimberley eles pegam vc no centro turistico, mas eles nao ficam abertos as 8 hrs da noite. Entao vc ta la sentado na rua e congelando. Nao eh das coisas mais seguras, mas tem mta mais gente la tb. Entao eh tranquilo.

Pois eh isso pessoal!

Ate a proxima!
xx





Nenhum comentário:

Postar um comentário