sexta-feira, 30 de março de 2012

Pwin OO Lwin & Hsipaw

Depois de Mandalay, resolvemos sair um pco do comum e das gdes cidades e ir visitar Pwin OO Lwin, nao sei ainda ao certo como se pronuncia... Algo como Piu um Luin... Se vc falar algo parecido eles entendem...

Para ir de Mandalay para Pwin OO Lwin, nao tem segredo... Algumas pickups partem da esquina da Rua 27 com a 82. Eu e Siri fomos colocadas na traseira da pickup junto com uns 50 cocos e outros 50 cachos de banana... Td mundo meio torto... A pickup tem o teto baixo, entao nao da pra sentar direito, o caminho eh cheio de curvas e chacoalhos... O q faz as suas costas chegarem doloridas ao final. Td o trajeto dura umas 3hrs mais ou menos. E custa 1500Kiat.

Na pickup conheci um professor de Burmes da Universidade de Mandalay, com um bom ingles, o q foi bastante interessante. E tornou a viagem um pco mais agradavel... hehehehe

Pwin OO Lwin foi de longe o lugar q mais gostei por aq. Eh uma cidadezinha nas montanhas, o clima eh mais ameno q em Mandalay, mas ainda bate nos 30 e tantos de dia. De noite eh q fica bem fresquinho.

A principal atracao da cidade eh o jardim botanico, q eles chamam de National Gardens. E vale mesmo uma visita.

Chegamos na cidade la pela hora do almoco. Nos hospedamos no Golden Dream Hotel, logo na avenida principal da cidade, q tb eh a rodovia... Pagamos 12US pelo quarto duplo com banheiro compartilhado... EH ok... Mas super barulhento! Parece q a estrada da dentro do quarto. O bom mesmo eh q fica no meio da cidade....

Fomos almocar, demos uma relaxada e fomos andando ate o Jardim... Da pra ir andando, mas eh meio longe... Vai ser como 1hr de caminhada... O Parque fecha a 18hrs, mas varias atracoes fecham as 17hrs, no fim estavamos la as 16... Resolvemos q iamos voltar no dia seguite... O lugar eh bem grandinho....

Caminhar em Pwin OO Lwin eh bem agradavel. Tem diversas arvores, flores... A verdade eh q parece q vc ta na Europa, nao em Myanmar. A cidade tem varias lojinhas com td q vc quiser, o melhor lugar pra comer eh no mercado de noite.... Comida deliciosa e barata. Mistura de comida daqui com Indiana.... Td eh bom!

No segundo dia resolvemos pegar uma bicicleta e ir pro Jardim, ja q andando era meio longe. O problema eh q nao pode entrar com bicicleta no parque L. A entrada custa 5US e 1000K para a taxa das cameras fotograficas...

O lugar eh lindo! Uma delicia... Lagos, flores, um pequeno Museu de Fosseis e Arvores Fossilizadas, pomar, lagartos azuis, orquidario, Aviario, uma torre q tem uma vista panoramica da cidade, e o q achei mais legal: o Museu das Borboletas.

Passamos a manha td por la. Depois do almoco hora de conferir a maior cachoeira q tem por la. Os motoristas de moto entendem q vc qr ir na cachoeira do sul. Eles cobram 5000K para te levar e te trazer de volta. A cachoeira eh linda! Super alta, mas com pca agua nessa epoca. Eh uma trilha de uns 40 min ate chegar nela. Ah! Da pra nadar, mas lembrando q por aq td mundo nada de roupa!

Pois eh! Com td a roupa q vc tiver usando.... Calca jeans e camiseta... Serio... Ta ai algo q nao entendo....

Bom esse foi o meu dia em Pwin OO Lwin... Existem outras cachieras ao redor, mas eh basicamente isso... Mas o lugar eh super agradavel. As pessoas sao super hospitaleiras e amigaveis. Td a cidade eh agradavel.

Acho q vale mto uma escapada ate la. Mesmo pq nem eh assim tao longe de Mandalay ne?

De Pwin OO Lwin resolvemos conferir uma cidadezinha mais ao norte q se chama Hsipaw, pronuncia See Paw, vc tem 2 opcoes para chegar ate Hsipaw. Uma eh pegar uma pickup q demora umas 3/4hrs e outra eh o trem.

Rsolvemos pegar o trem, mesmo pq vale como um passeio ne? O trem parte da estacao de Pwin OO Lwin as 8:20 da manha, um pco depois ate. Pagamos 3 US cada por um assento na terceira classe! A viagem demorou umas 6/7hrs. Mas eh legal. Vc atravessa uma ponte enorme e super antiga, come noodles em saquinhos, raspadinha... E fica la chacoalhando naqueles bancos de madeira desconfortaveis.

Chegando em Hsipaw ja saimos em direcao da Mr. Charles Guesthouse, q de longe eh o melhor lugar q fiquei por aq. O quarto duplo com banheiro compartilhado custa 12US e tem cafe da manha incluso. O pessoal q trabalha na Guesthou eh sensacional e um otimo lugar para conhecer outros viajantes e papear.

O Mr. Charles tb eh bastante conhecido por oferecer trekkings pelas redondezas, o q era o foco de vir para o lugar. Visitar cachoeira, termas, vilas... Eles tem trekkings de ate 4 dias, e td mundo q conheci q fez algum trekking disse q vale mto a pena.

No entanto, na primeira noite em Pwin OO Lwin eu comecei a ficar zuada de vez da minha garganta. Ja tava meio mal desde Mandalay... O ar aq eh super seco e empoeirado. Eu sempre acabo com problemas respiratorios em lugares assim... Qdo cheguei em Hsipaw eu tava mal... Resfriado, febre, td catarrenta, nojenta... Tomei uns remedios e sei la se foram os remedios ou algo q comi, q fiquei com o estomago zuado.... Vomitando, dor.... Dor de cabeca... Afffeee!!!!! Fiquei doente.

Falei pra Siri ir fazer os trekkings e tal, mas ela nao queria ir sozinha e acho q tava com preguica tbb, afinal nao paramos um dia desde Koh Phi Phi! O q eram pra ser uns 2 dias se tornaram 4 de repouso...

Claro q nao fiquei morrendo o tempo td... Arrumei energia e fomos andar pela cidade com um americano q conhecemos em Bangkok, o Western, e encontramos por aq. A cidade eh pequena e tem algumas atracoes pequenas, o mais gostoso eh andar e conhecer as pessoas.  Pra ter uma ideia das coisas q acontecem por aq: a gente tava andando na rua e um carro com 4 caras parou do lado:

- Hello!!!

- Hello!!!

- Can i help u?? (Posso ajudar vcs?)

E antes de respondermos algo ja emendam:

- Where u from??? (Da onde vcs sao?)

- Tubislavia! ( Respondeu o Western)

- Ow! Beautiful! Yes Yes! Bye bye!!!

- Byeeeee!

Hahahahahahahahaha e eh assim mtas vezes… Eles nao fazem ideia do q tao falando. Se falamos q somos Americanos, Noruegueses ou Brasileiros no fim da na mesma. Eles nao sabem onde eh. Claro q tem alguns q sabem, mas geralmente os q sabem, sabem falar ingles e nao apenas Hello, Where u From e Beautiful!

As vezes se falo q sou do Brasil mtos ja querem falar de futebol, Pele, Zico, Socrates! Ronaldinho e claro... Cristiano Ronaldo! Hahahahahaha Mas gde parte das vezes eles so repetem e dizem: yes yes.

No fim a gente se diverte horrores falando com essas pessoas e recebendo todos os sorrisos sem dentes... hahahaha O povo tava tem as piores bocas do mundo! Serio, nunca vi algo igual... Eles quase nao tem dentes... E mtos tem os dentes todos comidos e vermelhos por causa de um negocio q eles mascam aq.

Eh uma folha com uma semente/raiz dentro, amargo, ruinzinho, e q da ate um barato. Por isso sao tao viciados nesse negcio nojento... Eles tao sempre mastigando isso e cuspindo na rua... Parece a China... A diferenca eh q aq o cuspe eh vermelho. Parece q tao cuspindo sangue. Ecaaaa!

Bom, hj ainda to aq de bobeira em Hsipaw... meio recuperada, meio zuada... Meu estomago ta doendo... Acho q eh td esse oleo q ando comendo nesses meses de Asia. Td aq eh frito e empapado em oleo. Ate meu colesterol ta alto! Mas o resfriado deu uma tregua. Vamos ver por qdo tempo... Q acho q so vou melhorar qdo sair mesmo dessa poeira sabe? Eh meio alergico tb.

De q q forma amanha temos q ir embora. Ja deu por aq. Foi bem legal. Mesmo doente. Deu pra se divertir com o pessoal q conhecemos, papear noite a fora na varanda, escutar musica, ler livro, descansar e tb colocar um pco as ideias em ordem, afinal eh tempo para gdes decicoes. Preciso decidir meu proximo passo nao?

Eh isso ai pessoal!!!!

Saudacoes!

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário