terça-feira, 10 de abril de 2012

Tailandia e Myanmar – Comida, Impressoes, Precos, Fotos e Mapas

Queria fazer esse post logo q sai da Tailandia, mas na correria faltou... Ai resolvi juntar Tailandia e Myanmar em um so.... Entao vamos la!Seguem algumas dicas e informacoes basicas sobre Tailandia e Myanmar!
Alem dos mapas q minha mae adora!!!
Enjoy
xx

Tailandia

Link das fotos no Facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2859537250660.2119395.1326522002&type=3&l=d48685f020

Link das fotos no Flickr, nao estao todas ainda, um dia estarao! Mas ja tem gde parte:http://www.flickr.com/photos/camilaafrasga/collections/72157629034681741/

Segue o mapa do meu roteiro na Tailandia

Visualizar Tailandia em um mapa maior

Viajar pela Tailandia eh super facil. Eh um pais super turistico e tem uma otima infraestrutura e rede de transporte.
A comida por la eh deliciosa! Experimente todos os Currys, Tom Yum (q eh uma sopa), coma mto Pad Thai, q por aq na Asia eh o melhor dos noodles!
Passei 2 meses na Tailandia, e posso dizer q o Norte e o Sul sao paises totalmente diferentes.
No Norte vc tem montanhas, clima mais ameno em alguns lugares chega a ser congelante, como em Pai. O Norte eh bem mais barato e “menos” turistico. A populacao eh Budista e os templos reinam. A comida tb eh mais saborosa por la... E barata. Vc entra Pad Thai ou Arroz Frito por 30 ou 40B, geralmente por 40 eh com Ovo frito no topo. Por 60 a 80B vc come mto bem. Para dormir tb eh mais barato, os dormitorios custam certa de 100B e por 200 ou 300 vc consegue um quarto privado bem confortavel...
O Sul eh recheado de praias linda e paradisiacas, comida meia boca, pessoas te explorando, coisas caras. A porcentagem de mulcumanos eh gde, ja q o sul eh pertinho da Malasia. O mais barato q vc vai encontrar para comer nas ilhas eh Pad Thai ou Arroz por 70 ou 80B. Uma refeicao diferente sai por 150B mais ou menos.... Para dormir o mais barato vai ser 300 por dormitorios (q sao raros) e 400/500 para bangalows.
Um problema na Tailandia eh tirar dinheiro, eh caro. Os ATMs cobram 150B por transacao!!! O q eh mais de 3 US, e sao tds iguais, nenhum cobra menos. Mas tds variam na quantidade de dinheiro q vc pode tirar.  Algusn te deixam tirar so 20000 ou 25000, outros vc consegue ate tirar 50000. O q poupa.
Passei um mes em cada regiao e achei q valeu. Tailandia nao se tonou meu pais preferido, mas com certeza ficou com um lugar no meu coracao....
Me apaixonei por Chiang Mai, Bangkok e TonSai.

Para lembrar:
- Cervejas: Singha, Leo, Chang
- Alex and Dennis in BKK, Siri, Mor, Russel, Mariela, Lora e Daniel (TonSai), Sven (BKK)
- Pad Thai por 30B, Papaya Salad and Sticky Rice 40
- Primeira e unica briga da viagem
- Hora do rei qdo td mundo para para ouvir a musica, ou musica no cinema q td mundo levanta
- cinema com o Dennis e a Siri

Myanmar

Link das fotos no Facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3040596377025.2121501.1326522002&type=3&l=b25a234075

Link das fotos no Flickr (no momento to so comecando a postar):
http://www.flickr.com/photos/camilaafrasga/collections/72157629813649319/

E o mapa.

Visualizar Myanmar em um mapa maior

Depois da Tailandia, viajar em Myanmar as vezes eh um desafio.
Existem onibus, bons ate, mesmo os locais nao sao ruins, e geralmente eles sao beeem pontuais. O problema sao os horarios.
A maioria parte de madrugada, ou chegam de madrugada nos destinos. Sao horarios terriveis... Odeio... Nao entendo isso, mas fazer o q ne?
Eles sao o povo mais amavel do mundo e mais complicado. Eh uma confusao pra colocar o povo sentado no onibus, uma confusao pra comprar ticket... Eh ate engracado as vezes.
O calor chega a ser de mais de 40 graus em alguns dias e lugares.
A comida eh deliciosa. Serio, pra mim de longe a melhor da Asia. Talvez pela mistura de culturas... Ok, ok... Eles nao tem Pad Thai... mas tem Currys e diversas coisas q na maior parte do tempo nao sei o q eh, so sei q eh delicioso...
Eles comem mtos tipos de panqueca por aq, sempre eh bom, td a comida por aq eh saborosa... E oleosa... Samosas!! As mesmas q eu amava no Laos sao beeem comuns aq, E baratissimas!!! 50K cada!!! Cada refeicao aq pode se tornar um banquete.
Td e qualquer lugar q vc senta pra comer tem chazinho gratis. E sempre esta incluso no preco uma sopa e uma salada... As vezes a sopa eh so agua quente com sal e salsinha, mas as vezes eh deliciosa! As saladas tb variam. Eh engracado como cada lugar tem sua sopa e sua salada. Os precos de comida giram em torno de 1000K, sendo q vc consegue encontrar em alguns lugares pratos por 500K ou ate 1500K. Comida ocidental eh cara... Pizza por 5000k, hamburguer por 3000/4000k...
Hospedagem por aq gira em torno de 10/13 US para quartos duplos, em lugares baratos. Banheiro compartilhado, agua fria, q alias pela Asia eh 90% do tempo...
Por aq nao existem ATMs, entao vc tem q trazer td o seu dinheiro. Nao adianta trazer notas velhas. Vc vai ter q ir num banco e pegar notas novas. Eles nao aceitam nenhuma nota q nao esteja impecavel. Serio! Uma nota q parece perfeita pra vc nao eh perfeita pra eles. Entao va no banco e peca notas novas, q vc esta indo para Myanmar.
Eu e Siri nao sabiamos o quao serio era isso, e eu achei q algumas notas q eu tinha tirado no Camboja me pareciam bastante novas. Mas nao... Tem q ser perfeitas! No fim acabamos com menos dinheiro q pretendiamos...
Os Hoteis e as entradas de Museus e Zonas Arqueologicas/Turisticas, vc vai pagar em dolar. As vezes eles aceitam Kiats tb, mas te falo q contando a taxa de cambio sai mais caro.
Onibus, comida e coisas do dia a dia vc paga em Kiats.
Minha gde duvida no comeco era: qto trazer??? E de td mundo q conheci q veio para ca a resposta unica: 1000US mas vc gasta em torno de 600/700US para os 28 dias.
Os 300US eh para alguma emergencia. E eh exatamente isso. Gastei em torno disso.
Outro problema principalmente para mulher viajando aq eh a roupa. Eu so tinha vestidinhose regatinhas de praia. Q no geral os outros paisses da Asia sao conservadores mas nem tanto assim, principalmente nas zonas turisticas. Claro q zonas nao turisticas as regras para Myanmar sao as mesmas. Cubra os joelhos, ou ao menos os ombros. Para ir em templos nao tem desculpa. Tem q cobrir os dois. Mas no fim descobri q vc nao precisa cobrir os dois o tempo td por aq. Da pra usar um shorts, claro q nao dos mais curtos q vai mostrar metade da bunda, mas um no meio da perna, com uma camiseta tranquilo, ainda mais em cidades maiores. Da pra usar uma regata com saia longa, ou vestido ate os joelhos. E carregar o lenco se vc se sentir desconfortavel eh so colocar nos ombros.
Tem mta mulher viajando por aq sozinha, assim como homens tb. Nao ouvi de ninguem nenhum problema. Eh um pais super seguro. E eles adoram turistas.
O unico problema eh o governo, mas por enquanto a tranquilidade anda reinando por aq.
Myanmar eh um pais lindo! Com diversidade cultural e de paisagens. Totalemente diferente dos demais paises do Sudeste Asiatico em q estive. Com certeza mais pobre e mais amavel.
Em alguns momentos cheguei a nao gostar do Pais, por certas dificuldades (dinheiro, pobreza, calor, poeira, viagens dificieis), mas ele me cativou, e se tornou sem duvida um dos meus destinos preferidos!
Myanmar a terra dos templos e pagodas! E dos sorrisos mais sinceros! Amo!!!!!

Para lembrar:
- Cervejas: Myanmar, Mandalay, Dagon, Strong beer
- Bom vinho!!!
- samosas e comida Indiana, sopas
- Lucky Money
- Templos, templos, templos, templos, templos..........
- Siri! Jazza, Joshua, Western
- UUUNNNNNBELIVEBLE!!!!!!!
- Homens de Longi (saia)
- Hello! Where u from! Beautiful!
- Burmese Days, Orson Wells
- Sorrisos!!!
- Piolhos e carros com direcao de q q lado!

3 comentários:

  1. Camila,
    Muito bom seu relato, já li todo!

    Sei que vc passou pela China, por favor, como estão as coisas por lá....
    Ouvi um comentário, de um viajante que esteve lá, que começou a pipocar algumas revoltas populares e algumas greves de trabalhadores.
    É verdade, vc viu alguma coisa, ou escutou algum relato de algum viajante/mochileiro sobre isso.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo!!!
      Olha fazem mais de 6 meses q eu tava na China... Eu não vi nada e na verdade tb nunca ouvi falar nada disso....
      A China é um lugar enorme. Não acho q isso seja problema. É como revoltas no Brasil. Índios e FUNAI, Corinthians e Palmeiras... Lugares isolados...
      Deve ser isso... Pq eu nem to sabendo de nada...
      Tb não vi nada em jornais locais sobre isso.
      :)
      Valeu por seguir o blog!!!
      Bj

      Excluir
  2. Olá Camila,

    Obrigado pela informação.
    Um amigo vai prah china no mês que vem...
    Dei o endereço do seu blog prá ele...
    abs.
    bom final de viagem

    ResponderExcluir