sexta-feira, 20 de abril de 2012

Johanessburg - Rasga comecando na Africa do Sul

Ai gente...
Vou falar q tive uma longa viagem para chegar por aq... Foram, eu acho, algo em torno de 35 horas... E logo no comeco um susto, chego eu no aeroporto de Kuala Lumpur e a moca do check in pede minha passagem de saida da Africa do Sul, ai falei: eu nao tenho, nao sei qdo vou sair e provavelmente vou sair por terra...

Dai td um rolo se formou, fui daquelas q fica um tempao ocupando o check in e q as pessoas na fila ficam com raiva... hahahahaha

Mas fazer o q?? Nao vi em lugar nenhum e ninguem me falou q pra ir pra Africa do sul eu precisava ter uma passagem de saida! Sei q expliquei pra uma mulher la o q ia fazer e ela deu um jeito no sistema e avisou q talvez me pedissem na imigracao.

No fim o cara da imigracao so me perguntou o proposito da viagem, eu falei: Safari! E ele: Krueger? E eu: eh! Ele: Tenha uma boa estada! Bem vinda.

Depois de 7 horas, 2 filmes e mta comidinha boa da Ethiad (altamente recomendada por mim , hehehehehe) cheguei de noite em Abu Dhabi, nos Emirados Arabes para uma terrivel noite no mais congelante aeroporto... Eu ja tava preparada, me enrolei no meu saco de dormir, deitei no chao e dormi por umas 2 horas? Hahahahaha Ta.. Talvez 3... Acordei e fiquei na net conversando com o Alex e o Lukas, qdo vi quase perdi o aviao!!!! Fui a ultima a embarcar! Hahahah Eles ja iam ate chamar meu nome! Isso pq eu dormi no aeroporto! Hahahahaha

Culpa dos meninos queridos do meu coracao!

Depois de entao 10 horas de viagem, mais ou menos, cheguei em Johanessburgo. Na saida o motorista do Hostel, Brown Sugar, ja tava me esperando.

O Hostel eh super bacana, localizacao mais segura q outros, perto de chinatown e shopping.

Chegando ja dei de cara com um Brasileiro, o Alberto. Jantei a comida do Hostel mesmo e capotei na cama!

Dia seguinte fui com uma menina q conheci aq no Hostel para o famoso Museu do Apartheid (Apartheid Museum). Maravilhoso!!! Amei! 55 rand de entrada, sendo 8 rand 1 US.

O Museu conta td a historia de como e pq comocou o apartheid. Tem fotos, videos, eh enorme. No minimo vc vai ficar 1:30 hora la... Eu fiquei pco mais de 2, mas dava pra ficar mais viu... Tinha tb uma exposicao temporaria do Mandela maravilhosa.

O problema daqui eh q eh td longe! A cidade eh enorme e tem um sistema de transporte terrivel, fora q mtos lugares nao eh seguro para andar. Entao a maioria da locomocao acontece com taxis ou com os motoristas do Hostel, ele te levam pra q q lugar. Mas eh caro...

Alias td aq eh caro! Principalmente pra mim q vim da Asia! 20 US para dormir? 7 US para comer? Isso ta quase me dando um ataque do coracao!

Os tranfers tb sao caros. Mas sei um jeito barato de chegar no museu, vou ensinar para vcs:

Saindo aq do Hostel tem q descer a rua, na direcao da esquerda. Chegando no primeiro cruzamento vc atravessa e fica ali na esquina, onde os carros viram para a direita. Lembrando q aq eh mao inglesa. Ali vc espera uma van, q custa 7 Rand, e vai ate o ponto final dela, q chama Bree. Eh tipo um estacao de mini vans. Chegando la vc vai ate o andar de cima e no canto de tras direito vc pega uma van q vai para Golden Reef City. Essa van tb custa 7 Rand e vai para na frente de um cassino e um parque de diversoes q chama Golden Reef.  O Museu eh la, so atravessar a rua e entrar num portao gde q eh a entrada do parque. Chegou! Pra voltar so fazer caminho inverso! De Golden Reef para Bree e de Bree para Eastgate, q eh o shopping q tem perto do Hostel.

Segundo dia eu peguei pra ver se curava um pco o jet leg, me entupir de agua, relaxar um pco, tomei um sol na piscina, fiquei de papo com o Alberto e so!

Terceiro dia resolvi me afunda um pco mais nesse tal de Apartheid, q do meu ponto de vista eh uma coisa tao bizarra, para entender um pco mais do comeco, meio e fim.

Peguei um tour aq no Hostel para o Soweto, o Soweto eh um bairro aq de Johannesburg, mas eh considerado como uma outra cidade.

Esse eh o bairro para onde os Africanos foram mandados qdo os Apartheid comecou. Eles resolveram tirar os Africanos de Johannesburg so pra deixar a cidade para os Europeus q estavam vindo para ca atras do ouro.

Pois eh, pelo q entendi td comecou com o tal do ouro. Ai todos os Europeus comecaram a vir pra ca, ate um louco q resolveu separar as pessoas por cor, e colocou tds no Soweto.

Mas o Soweto nao eh assim tao pobre, algumas regioes sao ricas, com casas lindas onde os donos sao politicos, jogadores de futebol e alguns da elite. Mas em contraste cruzando uma avenida vc ve uma favelinha, onde eles nao tem agua encanada em casa ou eletricidade.

Os banheiros sao na rua e para mais de uma familia. A agua tb vem de uma torneira.

O meu guia la me levou para tomar uma cerveja artesanal e local. Delicia! Acabei q fiquei um tempao la conversando com um monte de gente q apareceu! Hahaha foi engracado, tiramos fotos e td! Pessoal super amavel! Um senhor falava ingles mto bem, explicou dobre a tradicao da cerveja e sobre a religiao africana. Adorei!

Por la tb visitei a Casa do Mandela, q hj eh um Museu. Foi a casa q ele morou antes de ser preso com td a familia. A casa eh super pequenininha. De la fui para um outro museu chamado Museu Hector Pieterson, o nome eh em homenagem a um menino de 13 anos q morreu em um dos protestos do Soweto. O Soweto foi o lugar onde a resistencia anti racista fazia a maioria das marchas e protestos, e esse menino morreu em 16 de junho de 1976 em uma marcha q foi fortemente reprimida pela policia.

O Museu eh excelente e fala bastante sobre a luta de jovens, universitarios e criancas ate, contra a discriminacao.

Johannesburg nao eh uma cidade das mais seguras e agradaveis, mas acho essencial ao menos q seja uma visita ao Soweto e aos Museus, incluindo o do Apartheid q explica td a historia.

Ver td isso eh chocante. Existem imagens chocantes. Mtos videos e relatos q as vezes cortam o coracao e mostram td a crueldade do ser humano.

Como alguem pode achar q outro ser humano eh diferente por causa da cor, raca, credo ou opcao sexual! Acho discriminacao e racismo os sentimentos mais nojentos do mundo.

Coisa tao mesquinha e ridicula... E sei q racismo existe aq ainda. Estou louca para encontrar meus amigos loirinhos e branquelos daqui e perguntar mais sobre como foi crescer sobre esse regime, q escola eles iam. O Jazza, o cara q conheci em Myanmar, estudou em escola mista, onde ele morava tinha uma. Conversei bastante com ele e eh legal ver a visao tb de qm eh branco, nao apenas negro.

Afinal nem todo branco eh racista, como nem todo negro eh racista.

To achando bem interessante td a Historia desse Pais. E como eles tem um enorme respeito e carinho pelo gde Mandela, um homem q lutou mto pelo povo dele. Na minha opiniao um dos maiores homens do ultimo seculo. Alem do Mandela eles respeitam e lembram todos os outros q lutaram e/ou morreram nessa guerra pela igualdade de uma maneira carinhosa e super patriota.

Aq eles tem mto orgulho de ser Sul Africanos.

E de ensinar essa parte da Historia deles. Afinal aprendemos com os erros. Olhar o passado eh importante, principalmente se nao queremos q coisas desse genero acontecao de novo...

Bom, daqui vou partir para Pretoria, uma outra cidade com bastante historia e importante no Apartheid! Mas ai fica pra outro Post.

Agora umas fotinhus ruins feitas com o celular mesmo. Pq esqueci a camera!



Beijos aq do berco da humanidade!













Nenhum comentário:

Postar um comentário