segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ultima parada: Inle Lake; e o Adeus Myanmar!

Mingalaba!!!!

Td bem pessoal?

Olha eu aq escrevendo e me recuperando de um viagem de 2 dias de Inle Lake em Myanmar ate Kuala Lumpur na Malasia...

Mas antes dessa longa viagem eu tive uma outra longa viagem para ir de Bagan ate o Inle Lake…

Madrugamos em Bagan as 4 horas da manha, para pegar o onibus as 4:30 para a cidade de Taunggyi, nenhuma ideia de como se pronuncia, so sei q o onibus custa 10000k, a cidade eh a mais proxima do Inle Lake e a viagem dura umas 9/10 horas.

Imagina a cara inchada e de sono q nos 3 estavamos qdo sentamos na calcada para esperar o onibus... Serio... Mto cedo ne gente???? Nao entendo mesmo essa mania desse povo de fazer a gente madrugar.

Chegando em Taunggyi existem 2 opcoes para chegar ate o lago, na verdade ate a cidade de Nyaungshwe, onde ficam os hoteis e restaurantes... Ou vc pega um taxi ou uma pick up por 1000K, se vc tiver 5 pessoas pra dividir o taxi da pra negociar para 800k.

O Inle Lake eh o maior lago de Myanmar e tb um dos principais destinos turisticos por aq. E descobri pq.

Pra comecar Nyaungshwe eh uma cidade agradavel, com td tipo de hospedagem, a paisagem eh linda. Montanhas, campos de arroz, vinhedos, o lago...

Chegando por aq seguimos em direcao ao Joy Hotel, q me havia sido recomendado mais de uma vez. No entanto, um pco caro para nosso orcamento, nao me lembro qto... Mas... A mocinha q trabalha la foi um amor e arrumou um quarto triplo pra gente por 15US! Em outra Guesthouse, q acho q eh do mesmo dono. Nao sei o nome, chama Golden Duck ou Big Drum, ela disse q chamava Joy 2... Vai saber... So sei q foi maior achado!!

O quarto eh enorme, como um bangalo com varandinha, banheiro privado!!!!!!! E adivinha?????? Agua quente!!!!!!! Serio!!!!!!!!!! Primeiro banho quente em seculos!!!! Hahahahaha E demoramos um dia pra descobrir q a agua esquentava! Kkkkkkk

Primeira noite tava maior frio, alias faz friozinho la de noite, e rachamos pra tomar um banho super gelado e super rapido.

No dia seguinte eu reparei q tinham 2 registros, abri o da esquerda q deve ser o quente, mas nada aconteceu, depois no fim ate achei q a agua nao tava tao congelante, mas tomei so um banho rapido. No terceiro dia eu resolvi abrir aquele registro e esperar, nao era possivel ter 2 registros e so agua fria... Pior q a agua esquentou depois de um tempo! Kkkkk Talvez pq tivessemos luz aquela hora? Nao sei, so sei q os dois tontos tb tavam so abrindo o registro da direita e tomando banho frio... kkkkk

Eh tao estupido isso... A gente ja ta tao acostumado com agua fria q nem parece verdade qdo em algum lugar tem agua quente!!!!

No dia q chegamos nem fizemos nada, so andamos ao redor e descansamos, estavamos tds quebrados do desconfortavel bus... E de noite tb choveu! E acabou a luz.

Uau!!!!! Choveu! Serio!!! Delicia!!!! Primeira chuva em Myanmar, q no fim descobrimos q nao seria a primeira e ultima. Por aq choveu td dia. Um alivio para o pulmao, a pele, cabelo... Bem menos poeira por aq. Tb a luz acabar de noite aq eh normal. Acabou tds as noites....

Dia seguinte, nosso primeiro dia completo por aq, era aniversario do Jazza! 31 aninhos a crianca. Saimos pra comemorar na Vinicula daqui! Hehehehehe

Pois eh, Myanmar tem vinho, e vinho bom! Eles vem tds aq da regiao do lago. Tem um vinicula pertinho da cidade, como uns 3/4 km. Pegamos uma bicicleta e fomos.

A vinicula chama Red Mountain. Passamos o dia la. Fizemos a desgustacao. Acabamos com 4 garrafas de Shiraz, 3 pratos de queijos e paes! Queijo e pao!!!!!!! O ceu!!!!!!!!! Fora o macarrao do almoco... hahaha Foi a conta mais cara de Myanmar, mas valeu tao a pena! E tb estavamos comemorando ne???? Fora q choveu o dia td, tempestade mesmo, e ai a gente nao tinha como ir embora de la... Ficamos ilhados na vinicula... (Desculpinha boa ne?)

De noite como se nao bastasse td o vinho e comida do dia descobrimos o Paraiso das Panquecas e Sanduiches. O restaurante chama Inle Pancake Kingdom e eles tem wifi. Foi como fomos parar la... E nao saimos mais... Comemos la td dia! Hahahah As panquecas sao deliciosas, os sanduiches divinos, e td com queijo!!!!!!!!

A gente parece crianca aq... Queijo eh raridade na Asia... Faz a gente tao feliz encontrar um!!!!!

O Jazza eh o maior devorador de Samusas q conheci, ele come umas 20 por dia, mas descobri q ele tb devora o Sanduiche de omelete, queijo, tomate e cebola da moca da panqueca. Vale a pena! O sanduiche eh delicia!

Dia seguinte a gente so ficou de bobeira... E claro comendo panquecas. Kkkk a gente tinha planejado ir fazer o passeio no lago, mas no fim resolvemos ir no mercado e ficar por aq... A cidade tem um mercado enorme e super bom. Vale a pena conferir. Tb saimos pra comprar as passagens para Yangon, q recomendo q vc compre com 2 dias de antecedencia mesmo... Elas custam 15000, mas achamos por 14000 na rua do correio, no ql tb fomos pra mandar postais. Lavamos roupa, fiz depilacao, sombrancelha, ajeitei pe e mao, escrevi, tomamos umas cervejas e papeamos... Foi um dia assim....

No dia seguinte a gente foi fazer o passeio no lago. Ok, super turistico, mas acho q obrigatorio por aq nao?

Fechamos o passeio com o rapaz aq do Hotel q tem um barco, no barco cabem 5 pessoas e custa 15000. Nos nao conseguimos achar mais 2 pessoas, pq td mundo queria ir ver o mercado flutuante q iria acontecer no dia seguinte, nos nao podiamos, pq estariamos partindo para Yangon. Acabamos negociando o preco para 13500.

O Lago eh longe aq da cidade, vc viaja alguns kms no canal ate chegar la. E qdo vc chega la vc se da conta de q ele eh enorme!!!!

O passeio inclui algumas vilas q existem no lago. Quero dizer no lago mesmo. Vilas flutuantes. As ruas sao de agua, eh impressionante!!! Tem ate plantacoes flutuantes. Vc faz visitas q na verdade sao visitas de compra, mas q sao super interessantes. E td eh lindo!!!! A tecelagem, onde eles fazem os longis, saris, lencos foi sensacional. Td taooo lindo! Queria ter dinheiro pra comprar, ou ao menos q eles aceitacem cartao de credito....Pq agora no fim da viagem nao tenho mais grana. Tem fabrica de cigarros local, tecelagem e ate lojas de prata e pedras. Td lindo e interessante. Claro q por ser Myanmar vc tb visita monasterios e um imenso Pagoda.

O passeio ao todo durou umas 5 horas mais ou menos. Achamos bem bacana. Eh passeio de barco, nada excitante, mas interessante.

Ao redor daqui tb da para fazer mto trekking, e sei q o mais famoso eh um de 3 dias entre Kalaw, uma cidade proxima daqui e o lago. Dizem ser mto bom, mas a gente anda meio preguicoso mesmo... E eu nem penso em fazer trekking de 3 dias. Meu joelho andou beeem mal por aq, pelos onibus e sei la... Na verdade meio q machuquei ele na Tailandia, e nada por aq ajudou ele a melhorar, entao... Fico com as caminhadas basicas.

De Inle Lake partimos para Yangon, pois eh. Estamos, eu e Siri deixando Myanmar. Temos visto ate o dia 10, mas partimos agora no dia 8, pois nao tem mais passagem para depois, ou seja, compre sua passagem cedo. Nao fizemos isso e ja viu... Bobeamos e vamos perder 2 dias, mas td bem. Aproveitamos um monte aq!

A viagem de Inle Lake ate Yangon dura umas 14/15 horas, o onibus chega em Yangon as 5 horas da manha... Td q fizemos foi pegar o onibus local, pq o Jazza nao pega taxi, ele eh daqueles mochileiros q economiza em td...

De la fomos para a mesma Guesthouse de antes, pq os quartos eram baratos, o cara acabou sendo legal e deixando os 3 num quarto por 10US, pq eu e a Siri ja haviamos ficado la e pq iamos embora de tarde.

Td q fizemos foi compras no mercado... Claro depois de tomar um banho e dormir. Ai fomos gastar os ultimos kiats em souvenirs! Hehehehehe Mais turista impossivel!

Qdo deu 4 hrs fomos pro Aeroporto, alias fica a dica: vai cedo pro aeroporto pra usar internet! Eh de longe a melhor conexao!!!

Nosso voo saiu as 19hrs...

E... Pois eh... Bye bye Myanmar! Pais encantador. De pessoas maravilhosas!!! Lugar mto especial!!!

Mas vamos seguir em frente ne? Q atras vem gente! Hehehe

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário