quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pretoria, bares, Safari, Cassino - Fanfarra na Africa

Oie!!!!!
Ai, eu sei q to sumida... Eh q to baixando o ritmo mesmo...

Ao menos por enquanto... Vou sair indo por mais lugares e td, mas por agora eu dei uma empacada.

Passei uma semana em Pretoria, por mto motivos...

Pra comecar Pretoria eh uma cidade super agradavel... Mesmo sendo a capital administrativa, Pretoria eh uma cidade pequena e calma.

Mto mais segura q Johanesburgo, com mta gente jovens, por causa da Universidade, mtos museus e coisas pra fazer e um clima lindo de Outono...

Me dei conta q eh meu primeiro Outono... Nunca vi um Outono propriamente dito na minha vida... Com as arvores vermelhas, amarelas e verdes, as folhas caindo... e eu estou totalmente encantada... E a coisa mais linda q ja vi!!! Estou amando.

Td essas coisas, alem de um feriado nacional e um mundial me fizeram meio q ficar parada por la... Alem q ja tinha combinado de vir encontrar o Wayne, meu amigo, no dia 30, pra passar o feriado do dia do trabalho por aq...

Bom... Agora vou comecar do comeco, pq nem eu lembro o q foi q fiz por la... hahaha E quero registrar.

Lembro q sai de Johanessburgo quase na hora do almoco, pq um cara chato pra cac**** disse q queria passar o dia la tb, no fim o cara me atrasou, fiquei puta, mas nao puta... nao deico gente babaca me estressar... Eu nao queria pagar taxi caro para a estacao de trem ou onibus, entao fui de local para Pretoria. peguei uma Mini Van, a mesma q vai pro Museu do Aparthaid, para a estacao de mini vans q chama MTN, eh so avisar o cara q vc qr pegar a van pra Pretoria.

A MTN eh uma estacao de vans, de la vc vai ate os carros q tao na linha 9, e ele te deixa no centro de Pretoria. Td isso custando apenas 38 rands.

De la peguei um taxi para o Pretoria Backpackers (135R). Um Hostel q gostei bastante. Conheci gente bacana e eh super bem localizado.

Me lembro q no primeiro dia fui com um casal de argentinos, para o Zoologico, que eh bem legal, mas nao se compara a um safari, e andar pelo centro da cidade.

O centro tem predios antigos e bem bonitos, principalmente na Church Square.

Foi um dia td de caminhada!!! Fomos andando e voltamos andando pro Hostel, no fim do dia estavamos exaustos!!!!

No outro dia amanheceu com cara de chuva e frio... Mto frio, qdo digo frio, to dizendo em torno dos 10 graus de dia... Resolvi ir conferir o City Hall e o Museu de Historia Natural, no qual esta inserido o Museu de Geociencias.

Olha o museu eh td velho, mas bem bom e explicativo. Eles estao comecando a fazer algumas mudancas e substituicoes... mas vai levar um tempo... Mas a parte de Geociencias, eh bem mais moderna e bonita, com exemplares minerais maravilhosos. Entao se vc eh fanatico por minerais vale conferir, ainda mais pq a entrada eh apenas 20 Rands q eh algo em torno de 3US.

De la fui ate a Casa do Kruger, q no momento esta fechada e nao pude visitar. Com isso comecou a cair o mundo.

Choveu por 2 dias e fez 3 dias sem nenhum sol... A maior friaca do mundo. Tanto q me fez passar um dia no shopping procurando por casaco... Eu comprei um cardigan na Asia.. Mas pro frio daqui? Tive q comprar uma malha e um casacao. Td lindo por sinal!

Qdo a chuva parou, e o frio continuou eu fui visitar um lugar chamado: The Cradle of the Humankind.

Uma zona paleo/antropo/arqueologica de 47000 hectares, super famosa daqui, onde foram encontrados diversos fosseis de animais e principalmente de hominidios super antigos, entre eles os primeiros Australopitecus Africanus. Visitei a caverna chamada Sterkfontain Cave e tb o Museu q eh o centro de visitantes q chama Maropeng.

O Museu eh super informativo, daqueles q tem informacoes demais... Otimo para criancas, mas achei bem bacana mesmo assim. E na caverna vc faz um tour de cerca de uma hora, o cara explica geologia e onde os fosseis foram encontrados, sobre os pioneiros das escavacoes, bom eu conversei horrores com o Guia, foi otimo!

Fiquei felizona de estar naquele lugar super importante!

Depois fiquei dias de bobeira, fazendo churrasco no Hostel, saindo pra baladinha. Pretoria tem um bar de sports super legal, do lado do Hostel q chama Stewoods, legal ir la pro happy hour e/ou para a Hatfield Square, uma praca com varios bares. O pessoal q tava no Hostel era super animado. O Chevy, Indiano, o JD Sulafricano, Trent Canadense, o casal espanhol... A Ellis, Caro Lin e Kristen.

E assim foram os dias de espera, espera pq ia ser feriado e a Ellis, uma menina Belga q ta morando no Hostel, ela ta trabalhando na embaixada, queria ir comigo para fazer um Safari em Pilanesberg e tb para os Cassinos de SunCity. E ai eu tb ja ia encontrar com o Wayne depois.

Assim esperei o feriado na sexta, 27 de Abril, q aq na Africa do Sul foi o dia da Liberdade (Freedom Day), no fim ela nao pode ir... Acabamos deixando pra ir no Sabado.

O q foi otimo! Saimos cedinho de Pretorio com o carro dela, e 8:30 ja estavamos vendo um Rinoceronte gigantesco do lado do nosso carro!!!!!!! Ate chorei! coisa mais emocionante!! Tb chorei qdo vi Girafa... Como pode ser tao lindo?????

Elefantes cruzando a estrada na nossa frente!!! Se nao para o carro em um segundo vai dar um problemao... Familia de Pumbas saindo correndo na frente do carro... Zebras, Bufallos, Bambis de mil diferentes tipos... Infelizmente nao vimos o Leao e o Leopardo. Mas eles sao dificies mesmo.. Nao tivemos a sorte... Mas valeu mto!!!!!!

E super barato!!!! A entrada no parque para nos duas e o mapa foram 170 rand, algo como 22US, mais gasolina, comida do dia td (fizemos sanduiches, frutas, suco, agua), pedagio e gasolina, para as duas foi em torno de 600 Rand ou uns 76 US. Lembrando q o carro era da Ellis.

Depois do Safari em Pilanesberg, fomo para Sun City, q eh um complexo de Hoteis, com Parque Aquatico e Cassino.

Olha, nao se compara em nada com Vegas, e nem eh la essas coisas... Mas eu gostei... Ganhei 734 Rand no Cassino, entao pagou minha viagem e Safari! Me fez feliz!!! Hahahaha

Domingo foi o dia da ressaca... depois do longo e otimo sabado q eu e Ellis tivemos, alem da baladinha no Stewoods, so tivemos forcas para ir no Union Buildings, o predio do governo e deitar embaixo das arvores do parque q tem la e ler um livro, tomar sol... fazer piquenique... Domingo com cara de domingo!!!!!

Por fim... Pretoria esta apenas a 1 hr ou 45 min de Johannesburg, e eh uma cidade mto melhor... De la vc consegue fazer as mesmas coisas q de Johanessburg. Os museus, Soweto, Cradle, Culliman Mines (uma mina de diamantes), td... Vale mais a pena ficar la q em Johannesburg. Entao fica a dica!

Entre Pretoria e Johannesburg existe o Gautrain, um trem super bom q liga as duas cidades, nao usei, mas parece ser uma boa opcao para ir ao Aeroporto.

Acho q eh mais ou menos isso o resumo da semana....

Agora algumas fotinhus para ilustrar a Fanfarra de Pretoria! Hahahaha



Aos q ficam...

Vida longa e Prospera!



























3 comentários:

  1. Camila

    Que viagem louca.....muito legal mesmo.

    Tenho enorme vontade de fazer algo parecido;

    Mas prá mim será mais radical, é que somente sei falar português.
    Na tua opinião dá prá viajar todo o mundo somente com o português, quais serão as dificuldades que encontrarei.....ou seja, sairei vivo no final?
    showwwwwwwwww de bola teu relato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae! Valeu!!
      Olha... Minha sincera opniao... Vai ser bem dificil viajar sem ingles... A nao ser q vc tenha companhia...
      Acho q vai ser solitario...
      Viajar eh facil, estive em mil lugares q nao se fala ingles. E fiz td, mas a questao eh q vc faz amigos e eles so falam ingles... E a lingua mae... Sem ingles fica dificil conversar, conhecer...
      Mas acho sim q td eh possivel! E provavel q com a necessidade e o tempo vc aprenda ao menos o basico do ingles...
      Meu ingles hj eh 1000 vezes melhor q no comeco...
      Boa sorte!!!!

      Excluir
  2. Oi Rasguinha!!!
    Sou doida para fazer um safari!!!
    Acho que tb vou chorar!!! Rs...
    Tenho lembrado mto de vc: aqui perto de casa tem vááários restaurantes chineses, tailandeses e até vietnamitas!!!
    Tô tomando coragem para experimentar... Depois te conto!!!
    Beijocas mil!!!

    ResponderExcluir