quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Adeus China!

Ultimos dias aq na China...
Estou bem triste, mas ao mesmo tempo feliz, afinal vou contionuar a viagem, conhecer mais lugares q sempre quis e q com certeza serao tao maravilhosos como aq.
Depois de quase 60 dias por aq observei mto e criei uma opiniao propria sobre as pessoas e o meio de vida.
Pra comecar foi o primeiro Pais Comunista q eu visitei, e o mais engracado eh q eu sai do extremo do Capitalismo (ate mesmo um Imperialismo) la dos EUA direto para Beijing, a capital de Mao.
A primeira impressao, e eh a q ainda persiste, foi:
mtos MCDonalds, KFCs, Wall Marts, gdes lojas estrangeiras.... Um Capitalismo dentro do Comunismo.
Nao entendo mto de politica e meu blog nao eh sobre isso....
Mas para mim foi curioso ver q num pais Comunista como a China, eh igualzinho aos EUA.....
Vi gente com MTA grana aq, vi gente sem nenhuma.
Gente culta e gente simples.
Gente gastando 600Y pra comprar bebida numa balada e gente pedindo esmola....
Vi retratos de Mao ao lado de McDonalds....
Talvez essa seja a gde diferenca...... Existe Mao aq.... E eles nao tem eleicoes... So... Q de resto.... Eh como ai em casa.
A maior diferenca eh cultural e nao acho q tenha nada com o Comunismo...
A cultura aq eh diferente.... O jeito de viver, comer, cuspir no chao, ir ao banheiro, tomar banho....
Mas ate mesmo no Brasil entre o sul e o norte vc ve diferenca...
Mas se o Comunismo nao eh evidente na China uma outra coisa eh:
A China eh um pais em construcao!
Literalmente!!!!!
Existem construcoes para todos os lados... Qdo vc viaja de onibus vc ve q as estradas tds estao em construcao. Nao tem nada pronto. Trechos em terra, trechos dando voltas e tuneis, pontes td sendo construido....
Sei q mta coisa foi destruida em terremotos e td, mas mesmo assim vc ve mto mais q reconstrucoes.... Vc ve construcoes.
Em mtos lugares vc ve cidades inteiras construidas e vazias...
A primeira q vi acho q foi em Sichuan e eu e o Mor achamos a coisa mais estranha do mundo...
Comecamos a reparar q haviam em varios lugares...
Gdes predios construidos, mtos e td vazio.......
Eh mto mto estranho...
Resolvemos pesquisar e ver o q diabos era aquilo...
Td construido pelo governo, e pra ser sincera nao vou tentar explicar pq vai ser complicado, qm tiver interesse vai no link:
A questao eh q nao existem so cidades gdes, vc construcoes ate no meio de plantacoes e ve q ta td vazio......
Vai entender. Isso eh mesmo coisa de Chines....
Uma maneira do governo de tentar controlar o povo q esta cada vez mais independente.
Principalmente os jovens.
Eles tem acesso a internet, mtos vao a universidade a sabem falar ingles... Pessoas inteligentes e q vc ve q estao buscando maior independencia...
Fiz diversos amigos Chineses por aq, e eles falam bastante disso.
Ai China... Tao controversa....
Amei!
Vai deixar saudades....
Ja me sinto em casa....
Comer de palitinhos ja eh a coisa mais normal do mundo! E facil!
Barganhar ja faz parte do dia dia...
Aguentar Chines estupido tb...
Conhecer Chineses simpaticos, doces e queridos tb!
Acho q a unica coisa a mais q tenho para dizer da China eh:
Venha pra ca!!!!
Mtas vezes vai ser dificil, cansativo e complicado.
Mas tem suas compensacoes. E vale MTO a pena!
Quero voltar para conhecer mais da parte menos turistica, pq com o tempo q tive optei por ir nos lugares q sempre havia ouvido falar ou ja sabia algo.
Mas a China eh gigantesca e a parte menos conhecida eh ainda mais fascinante.
Bom....
Pois eh...
Acho q eh isso............ Nem sei mais... Tenho q ir pro aeroporto! kkkkkkkkk
Nao da tempo de escrever mais!!!!!!!!
Comecei esse post faz uns dias... Mas agora ja era!
O tempo voa!!!!!
Adeus China!
Obrigada pela hospitalidade, o aprendizado, a diversao e tds os momentos q passei por aq!!!!!
Foram especiais!
Ate HK!
bye bye
 
p.s. Adeus China tb eh o titulo de um livro q li pco antes de vir para ca. Uma autobiografia de um bailarino.... Maravilhoso!!!! Livro lindo! Uma licao de vida!
Recomendo!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário