sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ninh Binh - Detour do caos de Hanoi

Bom, depois de Halong Bay, o q fiz foi passar uma noite mais em Hanoi e decidir o q fazer. No fim decidi pegar o trem na manha seguinte e ir para Nihn Bihn.
Nihn Bihn eh uma cidade pequena a uns 100Km de Hanoi, onde vc faz passeios em barcos pelos rios no meio das montanhas. Ate chamam de Halong Bay do continente... Pq sao as mesmas formacoes rochosos, q sao as mesmas de Yangshuo!
Mas serio, gostei mais de Yangshuo...
Mas Ninh Binh eh bem legal.
A cidade em si eh feia e nao tem nada, o q vale a pena eh o arredor....
Mas voltando ao assunto....
Peguei o trem de Hanoi as 10 da manha. Comprei a passagem mais barata, o hard seat. Afinal seriam so 2 horas e meia de viagem...
Traquilo trem vazio, o cara ate perguntou se a gente nao queria ir pras camas.... Sem pagar mais nada...
Mas pra q? So 2 horas....
Acabei conhecendo a Krista no Hostel e ela tb tava decidindo como ir pra Ninh Binh, fomos juntas...
Chegamos la e estava a maior chuva do universo.... Nos hospedamos no Hotel Canh Dieu... Nao existem Hostels na cidade.... Entao dividimos um otimo quarto por 9 dolares...
O Hotel eh bem confortavel, os donos sao otimos!!! Eles arrumam td q vc quiser... Como tb nao existem mtos restaurantes na cidade tds os Hoteis tem o seu proprio. E a comida era bem boa e por precos justos.
Mas no dia q chegamos choveu a tarde td... E torcemos para q no dia seguinte o tempo melhorasse...Afinal tinhamos planos de pegar uma bicicleta e ir conhecer os lugares. Acabei indo passear no mercado local e ver se havia algo na cidade... Nao tem nada, mas conheci mtas pessoas simpaticas no mercado. Peassoal super amavel!!!
O passeio mais famoso por la eh um lugar q chama Tam Coc, eh onde tds os tours vao.... Existem tour de Hanoi para la....
No entanto, ouvimos q Trang An era melhor e menos turistico q Tam Coc... Entao foi pra la q optamos ir, ainda mais depois de ter o apoio do pessoal do Hotel.
Acordamos cedinho pegamos as bikes e colocamos elas na estrada as 8:30 da manha, depois de ir na estacao de trem e ver onibus para deixar a cidade de noite... Nos perdemos 1 hr pra achar o caminho de sair da cidade..... kkkkkk Existem mapas nos hoteis e nos tinhamos 2 de dois hoteis diferentes... mas sinceramente eles nao sao bons.... kkkkkkkkk
Ta td errado, ai fomos pra td lugar no perguntometro mesmo.
Mas eh facil... Vou tentar lembrar e explicar.
Na cidade vc tem q encontrar a Avenida principal e seguir em direcao a Hoa Lu Hotel, passando esse Hotel vai ter uma estrada, ai vc entra entra nela para a esquerda e segue reto!!!
Acho q sao uns 5/6 km ate Tran An, depois mais uns 5 km ate Hoa Lu, q sao uns templos antigos q tb td mundo vai.So seguir reto! Nao tem erro.
No caminho tem um templo q tb paramos.... Nada de mais...
Qdo chegamos em Trang An pagamos 80000 Dong cada para o barco... E eramos 2 pessoas... O barco so saia com 4... No fim demos a maior sorte!!!!!
Deu 5 min apareceu o Mark com um guia... O Mark eh um australiano q tem um blog MTO legal sobre a regiao aq, ele ja morou 14 anos aq, entao conhece bastante:
No fim acabamos tendoo um tour especial, pq ele estava trabalhando e queria ver as cavernas da regiao...
Ficamos umas 2 horas no rio, entrando e saindo de cavernas... Um barato!
O lugar eh lindo.... Valeu mto a pena.... mas nao sei como eh o tour normal... hehehehehe
Sorte....
Saimos de la e fomos arrumar um lugar para almocar no caminho para Hoa Lu... O primerio restaurante fica a uns 2 ou 3 km de Tran An, e fica na direita da estrada... A comida tava otima! E preco justo! (refrigerante gelado!!)
seguimos entao pra taooo falada Hoa Lu... Serio... Decepcionante........... kkkk
Nao sei o q esperavamos, mas com certeza nao foi o q vimos...
Sao apenas dois templos, q vc paga 10000 D pra ver... Nao tem nada demais... E os dois sao um a copia do outro....
Ou seja, ficamos meio putas e entao decidimos q iamos ate o maior Buda do Vietna, q fica em Bai Dinh, a uns 13 km dali onde estavamos....
Ja eram 3 da tarde e fomos mesmo assim.....
Longe, bunda doendo.... Chegamos la e vimos uma imensa zona de construcao!!! Eles tao construindo um parque onde ta o tal do Buda.... kkkkkkkkk\
A gente tava tao cansada e achamos td meio estranho... Mas ja q estavamos la torcemos para o tal do Buda ser gde e valer a pena...
Ele eh lindoooo! Td dourado.... Adorei! Mas nao eh assim tao gde, nao depois de Leshan e Landau (Hong Kong)....
So sei q voltamos correndo para a cidade:
1- pq ja estava ficando escuro.... os ultimos 10 km acho q foram tds no escuro.....
2- tinhamos um onibus (eu) e trem (Krista) para pegar....
No fim deu tempo certinho! Deu tempo de tomar um chuveiro e colocar td na mochila!
Q alias fizemos um late late check out, as 8 da noite no Hotel sem eles cobrarem nada da gente!!! Foi otimo!!! Pq mesmo sem chuva (demos um sorte), estavamos precisando de um banho.... rs
So sei q o gerente do hotel me levou pra pegar o onibus para Hue as 8:20.... O onibus para no meio da rua pra pegar td mundo.....
Tem uma rodoviaria la.. Mas nao sei pq nao usam.. Td mundo vai pra rua... Ele passa em varias ruas e hoteis e pega o povo.... Vc paga pro cara do hotel, nao tem ticket nem nada....
Bizarro...
Coisas do Vietna...
Minha estadia em Ninh Bing foi isso ai!!!!!!!!
Agora Hue fica pro proximo post!!!!!!
bjus!!!

1. sério, vc contando, parece que é um sonho... mas daqueles malucos!!!!