domingo, 30 de outubro de 2011

Hue - Antiga Capital do Imperio

Cheguei em Hue depois de uma terrivel, terrivel e assustadora noite no sleeping bus de Ninh Binh ate aqui.... A viagem levou mais ou menos umas 11 horas, sob chuva, uma cama suja e um motorista dos piores q ja peguei aq na Asia...
Ja acostumei com o jeito q eles dirigem... Sao loucos... Depois de um tempo passei a nem ter mais medo e a relaxar nos onibus... Mas esse motorista era terrivel! Tava chovendo mto e ele tava correndo mto!!!! Fora q ele ficava zigezageando pelas pistas e eu ficava na cama... Ele nao parava de buzinar, nem no meio da madrugada... Ou seja, nao consegui dormir quase nada...
Mas ao menos agora ja sei q pago mais e vou de trem na proxima viagem noturna.
De qualquer forma cheguei viva em Hue!!!
Segui direto pro Hue Backpackers Hostel, o unico Hostel na cidade, dorms por 6 US. Tava meio com medo do Hostel ser como o Backpackers de Hanoi... Q conheci gente q foi pro meu Hostel q enao aguentou a zona la.... Mas aq eh tranquilo e bem bacana!!! Nao tenho do q reclamar.
Na manha q cheguei tomei cafe, banho e tirei uma soneca... Acordei e resolvi ir ate a Cidadela, a Cidade Imperial daqui que eh um patrimonio da UNESCO e tipo a Cidade Proibida em Beijing.
No entando, quando cheguei no portao comecou a desabar o mundo em chuva........
Fiquei presa esperando a chuva diminuir por 2 horas!!!! Qdo diminuiu, nao foi tanto assim e ja tava tarde, decidi q ia era pro Hostel e voltar la no dia seguinte sem chuva...
Dei maior sorte no dia seguinte nao choveu e tinha ate sol!!!
A entrada da Cidadela eh 55000 D e vale mto a pena! O lugar eh bem gde, gastei mais de 3 horas andando por la.... Tem um video explicativo na entrada e placas nos edificios... Eh super interessante, e tem mta coisa destruida ainda... A Cidadela foi praticamente a chao durante a Guerra, mas eles estao fazendo um otimo trabalho de restauracao! Eh bem bacana!
Outra coisa bem legal q tem para fazer por aq eh visitar algumas Tumbas dos Imperadores. Vc pode ir de moto, de tour com moto, tour com onibus, biclceta, do jeito q vc quiser. Cada tumba custa 55000 D pra entrar, mas vou falar q eh bem legal!
Visitei as 3 principais e q td falam q sao as melhores: Tu Duc, Minh Mang e Khai Dinh. Sendo a ultima minha preferida! Eh um predio imenso com o interior todo de mosaico de vidro. Eh lindo!!!!!! As outras duas sao maiores e parecem parques, lagos, lindos predios... Depois das tumbas tb fui conhecer o maior famoso pagoda do Vietna! O Tiem Mu Pagoda. Lindo!!! Adorei!
Aproveitei tb para passar a mao na tartaruga da sorte q tem la... E rezar pro Buda no templo q tem la.
Hj eh meu quarto dia aq... Estou sem fazer nda... Ontem foi noite de bar e danca... So sei q acordei hj na hora do almoco... Ia na praia, mas deu preguica e tava garoando...
Entao to aproveitando pra colocar o Blog em dia e organizar minha ida para Hoi An.
Mta gente tinha me falado q Hue eh so um dia e mta gente vem aq so pra Cidadela... Mas alem de td q eu ja falei aq perto tem praia, hot springs, cachoeira, alem da cidade ser supeeer agradavel!!!
Estou amando aq! Uma coisa so q eh chata, as pessoas na rua... Tem um monte de caras em motos, rickshaws, vendendores, e eles tao o tempo td atras de vc querendo vender, te levar pra algum lugar, oferecendo tours e tal...
No primeiro dia eu tava na maior tpm... Achei q ia comecar uma nova Guerra por aq... Queria matar tds!!! Eu so queria andar em paz!!!! Nao queria ir de moto, nao queria tour... Mas depois do primeiro dia entendi o esquema e passei a ignorar, ou a ser bem grossa e direta.
Dizer para eles sumirem, q nao eh nao, nem agora nem depois e olhar feio resolve o problema com os mais chatos e insistentes.
Por aq tem mil restaurantes, bares, pessoal animado....
Ah! Outra coisa q tem por aq perto de Hue eh a DMZ, a Zona Desmilitarizada, que vou visitar amanha. Depois q eu for, ver e entender mais sobre a guerra eu conto.
Eh isso... Hue vale a pena! Tem m
See u later....

Nenhum comentário:

Postar um comentário