segunda-feira, 4 de julho de 2011

Palenque - A terra Maia de Pakal

1o dia
Estou apaixonada, definitivamente apaixonada pelo Templo das Inscricoes em Palenque. Serio, tirei um trilhao de fotos dele, achei a coisa mais linda, fiquei emocianada.
Sempre sonhei em ver onde o grande Pakal foi enterrado, e estar la do lado da tumba dele foi demais!!!
hahahahah ok ok, eu explico...
Estou em Palenque que fica a 200 km de San Cristobal de las Casas, mas a 5 hrs de viagem (148 pesos) Pois é! Parece até q vim pra outro estado, mesmo pq aq esta o maior calor e umidade do universo! kkkk Estou derretendo sem nem estar me mexendo.
Vim para essa cidade pq ela é caminho para o litoral e tb é aq q está uma das ruínas mais importantes da cultura Maia.
Finalmente cheguei em terras Maias!!! Andei pelas terras Mexicas, Zapotecas, Teochtuacaunenses (acabei de inventar essa palavra)... E daqui pra frente é td Maia!
O tal do Pakal foi o governante mais importante aq de Palenque, e eu como boa fa de "Eram os Deuses Astronautas" sempre soube de td o misterio q reina em volta dele e principalmente do seu sarcofágo...
Cheguei aq na cidade ontem quase no fim da tarde, me hospedei em um hotelzinho, aq eh cheio de hotelzinho... Nem fui atras de Hostel, fiquei aq por perto da rodoviaria e do centro. Fui comer, por sinal melhor restaurante q fui no Mexico - Las Tinajas, pratos gigantescos e deliciosos - e dormir cedo q queria madrugar para ir pras Ruinas...
Acordei umas 6 hrs e tava noite ainda... Esperei clarear e fui tomar café. Estava morta de fome, devorei um gigantesco Huevo Ranchero.... 3 ovos, feijao, tortilla, molho de tomate, molho apimentado. Pois é! Como pimenta agora até no café da manha!
Depois de abastecida fui toda feliz pegar uma van aq na cidade q leva até as ruinas (20 pesos ida e volta)...
E a primeira coisa q vi qdo entro no sitio arqueologico (boleto custa 51 pesos) foi o Templo das Inscricoes, o tumulo do Pakal, reinando no meio da selva!
Pirei... So fiquei triste q nao podemos visitar mais o tumulo, faz um 10 anos q esta fechado... Eh mto umido, profundo e perigoso... O jeito foi me contentar com a replica no museu... Mas valeu estar lá perto....
O negócio com a tumba dele é q na tampa do sarcófago dele tem um desenho, q segundo os crentes mostra uma nave espacial, e pior q parece mesmo... Bom... Vai saber... eram os Deuses Astronautas??????
Só sei q me emocionei, sempre quis conhecer Palenque, tirei mil fotos, andei pelo sitio td e pelo museu, levei umas 4 horas por la... O lugar é lindo, no meio da selva, cachoeiras, macacos, passaros... E um calor... Um calor indescritivel... Eu estava escorrendo... e ainda bem q a maioria das pessoas com qm cruzava por lá tb! hahahahaha Isso pq era de manha!!!!!!
Depois só almoco, comprar passagem para Cancun, planejar o proximo passo, atualizar blog, arrumar as tralhas e decidir se amanha vou ver mais algumas ruinas ou se vou pras cachoeiras... Affe... Duvida total... Acho q vou acabar indo pras cachoeiras... Afinal tenho 13 hrs de viagem até Cancun de onibus e mais 40 min de barco até Isla Mujeres.... Ñ to afim de passar o dia td em van e barco para ver as tais ruinas.... tipo 6 hrs a mais dentro de algo para apenas se locomover... acho q vai ter q ficar pra próxima... Ou talvez eu consiga visitar depois pela Guatemala....
Pois é! Decidi! Cachoeiras aí vou eu! Com o calor q faz aq vai ser maior delícia!
E meu pé está doendo pq algum bicho me picou la nas ruinas.... Bem na sola...
 
2o dia
Realmente decidi ir pras cachoeiras... Nao me agradou mto a ideia de ficar passando mal nas curvas desse lugar....
Peguei um tour para Misol-há e Agua Azul ao meio dia por 160 pesos com tds entradas incluidas... Chorei bastante o preco....
O tour foi o seguinte: pco tempo em Misol-há e mto tempo em Agua Azul... Mas Misol-há é a mais linda!!!!!!! Se der pra ir sem tour e passar horas lá vale a pena!!
Ambos lugares sao lindos... Td por aq é lindo... Pakal escolheu um pelo lugar para reinar...
acabei encontrando as italianas de San Cristobal logo na primeira descida, passamos o dia juntas, nadamos, tomei sol. No fim foi um bom dia para relaxar, dar preguica e seguir com as 13 hrs até Cancun, e de lá Isla Mujeres e o mar do caribe!!!!!!
 
besos
 
















 

4 comentários:

  1. Amei o texto e amei as fotos!!!!
    Tô acompanhando quase que diariamente!!!!
    Saudades sempre!!!
    Beijãoooo e beba uma lindóya verón!!! ahahahah

    ResponderExcluir
  2. Bjossssssssssss.....estou adorando tudo!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGO, EU GOSTO DESSES ASSUNTOS MAIA, E PASSEI 1H OBSERVANDO ATENTAMENTE ESSE DESENHO E INTERPRETEI 2 FIGURAS QUE PODE ATE DESCARTAR A TEORIA DO ASTRONAUTA NO DESENHO, MUITO INTERESSANTE, FIQUEI SURPRESO.
    AGUARDO UMA RESPOSTA SE HOUVER INTERESSE.
    OBRIGADO
    LEONARDO.GVEIGA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir