sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pakse & Savannakhet

Sa Bai Dee pessoal!!!!!!!!!Pra qm nao sabe esse eh o Oi daqui... eh como Sabado. Mas com o i no fim, Sabadi.
hehehehehehe
Ai, viu!!!
O dia tinha q ter 60 hrs pra dar tempo de eu fazer td... Colocar td em dia...
To cheia de emails atrasados, o blog...
Afffeeeeeeeee
E td q faco eh ficar sentada em onibus por aq!!! Foda viu...
Mas vou ver se consigo ao menos escrever aq e depois amanha fazer o resto...
Net por aq anda uma raridade.... Net boa entao...
Mas vamos la.... Parei la em Champasak....
E no tal do tuk tuk q quebrou no meio do caminho pra Pakse... hahahaha
Depois td melhorou...
Em Pakse encontrei um hostel!!!! Acho q um dos poucos no Laos. Eh chamado Sabaidy 2 Guesthouse. Eles tem de dormitorios por 30000 ate quartos com banheiro dentro por 100000.
Nao eh das mais confortaveis camas, mas eh bacana pra conhecer gente. Eles tb organizam o tour de um dia para o Boulaven Plateau, q eh a atracao d regiao...
Pq Pakse em si eh uma cidade estranha, feinha e sem nda... Muita gente faz o Plateau em dois ou tres dias de moto, mas como eu, mta gente sem tempo faz o tour.
O tour eh caro. 180000, e nao inclui almoco... Eh interessante... Mas meio chato e entediante... No fim vc ve algumas cachoeiras lindas!!! Uma delas eh beeeeem alta.... Sensacional... Ms de retso vc vai conhecer vilas de minorias... Ja falei e repito: nao curto esse papo de vila, minoridade e bla bla bla...
Nao sei pq... Mas nao curto... Acho q no fim tava td mundo ja de saco cheio... Mas foi divertido, e o guia era genial! Ele explicou diversas coisas sobre o Laos, cultura e td...
No fim valeu a pena.
Depois de Pakse eu fiquei bastante em duvida do q fazer... Eu queria ir para uma caverna chamada Tham Kong Lo, bastante longe de Pakse... Para isso eu decidi fazer uma parada no meio do caminho, ao inves de viajar um dia td e chegar la no meio da noite, madrugada, ou nao chegar. pq nao tem onibus para la.
Tinha duas opcoes: Tha Khaek, mais longe de Pakse e mais perto da caverna, sem nad apra fazer, ou Savannakhet onde tem um museu de dinossaros...
Bom, eu como boa geologa fui conferir o Museu do Dinossauro... kkkkk
O q foi o melhor q fiz... Pq levei 9 horas para chegar la!!!!!
Os onibus aq sao um inferno!!!!!!!!!!!! Se te falam 6 hrs leva 9!!! Cheguei super tarde na cidade... E exausta... O onibus local eh caotico.. Eles param td hora, pra td! Pra gente sair, pra gente entrar, pra gente fazer xixi, pra fumar, pra vendedor entrar com os churrascos de frango e arroz, pra ver o acidente com um monte de gente morta, pra encher o onibus com sacos gigantes de sei la oq... Serio..... eh preciso mta paciencia... e nenhuma, nenhuma pressa mesmo!!!!!
Como se nao bastasse estar cansada, mau humorada e faminta o cara do tuk tuk queria me cobrar 20000 pra andar 2 km!!! Fui eh andando...
Me hospedei na Souannavoung Guesthouse... Paguei 60000 por um quarto confortavel com tv. O lugar ta em reforma, mas nao me incomodou... Tava taooo podre...
Dia seguinte eu fui conferir a cidade de um jeito melhor e ver um jeito de chegar na caverna.
O legal de Savannakhet eh q eh uma cidade com nada e varias coisas pra fazer. Eles tem mapas com roteiros do q fazer no arredor e no centro historico.
Achei supeeer organizada pra uma cidade sem turistas... hehehehe
Andei pelo centro e fui ao Museu dos Dinossauros!!
Sensacional!!!!!!!
Nao, perai... nao vai pensando q eh um super museu, como de NY, Chicago, Paris, ou ate mesmo como o Instituto de Geologia da USP.... Sao so 2 salas com alguns fosseis....
Mas o Sr. Bounxou Khenthavong vale td o passeio!!!
Ele eh o responsavel pelo Museu, o Paleontologo, trabalha com os Dinossauros da regiao desde sempre. Eh um senhorzinho mto fofo, querido, esforcado e inteligente.
Ele nao eh formado em Universidade, ao menos pelo q entendi, o ingles dele nao eh dos melhores, e td q aprendeu foi trabalhando.
Ele q coleta os fosseis, classifica, monta, cuida do museu e ainda faz o Tour com os visitantes...
Quando vc chega no museu vc paga 5000 para entrar, o q na minha opiniao eh mto pco!!!! falo isso como cientista e acho q esse valor eh vergonhoso para apoiar a ciencia.. Parece bolsa de mestrado/doutorado no Brasil... Mas voltando.... Vc vai la pegar o ticket e eh levado direto para o Sr. Sabe Tudo dos Dinossauros.
Ele entao te mostra e explica td! Te leva ate pra conhecer os fosseis q sao novos e ainda vao pra exposicao.... Nao vou falar mto sobre... vou colocar uma foto do resumo q ele publicou na
World Conference on Paleontology and Stratigraphy (WCPS2011)  na Tailandia no fim do ano passado.


No fim passei umas 2 hrs la so papeando sobre dinossauros com o Sr. Bounxou e um americano q apareceu por la tb. Qdo saimos ja eram quase 4 hrs, nao ia dar tempo de ir no outro museu q queriamos, os museus fecham as 4 hrs e tb na hora do almoco, ta?
Acamos encontrando um outro cara q o americano conheceu no onibus e sentamos os tres na beira do Mekong para ver o por do sol na Thailandia e tomar Beerlao!
E assim se foi meu dia em Savannakhet....
Mas tb foi mto util para descobrir q eh beeem dificil chegar na caverna... O americano tb tentou, ele falou q eu teria q ir ate Tha Khaek, o q eu ja sabia, pq o onibus so vai ate la... De la tem pagar caro para tuk tuks, perto da caverna tb parece q eh td caro... Nao entendi bem o esquema.... Parece q eh bem fora de mao.... Deve ser mais facil se vc tiver uma moto e tal...
Eu nao tenho, entao complica. E meu pe da zuado, com a queimadura... E parece q na caverna eh melhor usar tenis e tal... Bom, mais uma desculpa pra nao ir.
Alem disso tb tive outros motivos, q conto depois, para pular a caverna e tb Phonsavan... O q nao me arrependo...
Pq aq eh td taooooo dificil! Vc demora um dia td pra chegar em algum lugar.... Paga caro para passar so um dia num lugar mais ou menos... Assim decidi seguir pra Capital e pro Norte!!!
Vamo logo pra Tailandia!!!!
Eh isso ai!!!!!!!!!!!!
To cansada, chega!
bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário